domingo, 7 de janeiro de 2018

O 1º contra o 10º


Ontem jogaram os B. Pelo ruído  que se vai fazendo à volta do jogo, fiquei com a impressão que tinha percebido tudo mal e se tratara de uma partida importante e de um resultado soberbo. Fui confirmar: de facto, o primeiro, nós, recebeu o décimo. Digamos que foi assim um FCP vs Tondela. Ganhámos trêzum, o que é saboroso, porque todas as vitórias o são. Mas não extraordinário.

Bem sei que eram os lampiões e que são sempre jogos mimimimimimimi, fuck it. A diferença de valor, e de valores, entre as duas equipas é o que a classificação espelha. A grande novidade, é a mesma que acontece em 4 jogos por época - mais a final da International League - a esta equipa: a malta pôs-se atenta. Isso é bom, como a vitória e o facto de sermos líderes também nesta competição. Daí a pensarmos que o Folha já é o maior treinador do Universo conhecido ou que o Dalot devia sacar o lugar ao Ricardo ou ao Alex - ou a ambos, porque o miúdo sozinho faz as duas laterais e não é preciso mais ninguém - vai uma certa distância. Sosseguem lá as passarinhas um bocadinho. Pirilaus para dentro, vá.

Já que do jogo em si não há muito a retirar, dada a naturalidade do domínio, e sua materialização, da melhor equipa, foquemo-nos no que é verdadeiramente relevante neste escalão: os putos e o seu percurso até à A. E, se tiverem paciência, uma ou outra lateralidade. Esperai, abre-se um Mula Velha, pagam vocês, um queijinho de cabra e o salpicão alentejano em azeite que sobrou do Natal. O entretenimento para os dentes é por conta da casa.

...

Toda a gente, e não só por cá, saliva pelo Diogo. Eu até pluralizava e dizia os Diogos. Porque são dois - na verdade três, mas trataremos disso noutra altura - pois é claro que o Costa não é um jogador mediano. Defender o penalty de ontem, valerá alguma atenção ao nosso jovem Baía. Sendo que não foi aí que ganhou o estatuto de especialista nestes lances, isso vem de trás. Podia assumir a baliza da A? Sim, podia. Mas não é preciso. Se fosse, como aconteceu com o Vítor, estou certo que não seria pelo Diogo que perderíamos o que quer que fosse. É um grande redes, vai ser um fabuloso redes. De equipa grande. Vou até mais longe: no dia em que este miúdo discutir o lugar com José Sá e João Costa, e não está longe, será uma questão de tempo até ser ele o titular. A menos que continuemos a comprar guarda-redes...

O Dalot, pois claro, o Dalot. Ele assiste com o esquerdo, marca com o direito, corre o jogo todo com os dois, corta de cabeça e empurra com os braços. É óbvio que não engana e parece - parece! - senhor de uma maturidade que lhe permitirá lidar com os pinguinhos que vai provocando em múltiplas cuecas. Já faz parte do plantel A, embora jogue na B. Como no caso anterior, não precisamos de saltar nenhuma etapa. As laterais da equipa principal estão preenchidas e bem entregues. Não fosse esse o caso, ou saia alguém, não podíamos estar mais tranquilos. Pessoalmente, preferiria que não acontecesse. Porque tenho receio - bastante até! - que não víssemos o Diogo a entrar, sorriso de puto estampado, no Dragão, na festa de apresentação da equipa. Na próxima época, não jogará na B.

...

Ontem mesmo, enviei uma mensagem da categoria "Herege, quem te enfiasse uma chapada nesses dentzékera", para os restantes Cavanis: "Quase que valia a pena trocar de treinador da A, só para aproveitar este tipo". Era o Fede.

Vinde, vinde comigo até à primeira vez que me lembro de se ter falado deste catraio na Tasca. Janeiro de 2016. Como se vê, não foi nenhum caso de amor à primeira vista. Foi mais um caso de belatrancaketumandas, sim senhor. Aposto que abres a boca e estragas tudo. E a partir da época seguinte à que analisávamos então, o moço começou a botar faladura. Podemos ficar erectos a pensar nas vitórias que o Dalot nos vai dar e nas que o Costa nos vai guardar, mas o Fede é um orgasmo inteiro. Muitas outras vezes voltou o moço à Tasca e tenho a certeza de que a minha opinião acerca dele é mais do que conhecida pelos frequentadores. E por malta que tem tempo para ouvir podcasts também. Oh vidinhas sociais tristes, hein?

O Fede está fora daquele bloco dos Diogos, porque ao pensar na mensagem ali de cima, descobri que estou errado. Não, não é nada frequente, mas lá acontece. Aliás, posso estar errado, é mais isso. Ufa. Vai-se a ver, o Fede cabe no FCP de Sérgio Conceição. Como? Como alternativa a Brahimi.

Tenho-vos dito várias vezes que uma das nuances de que mais gosto no futebol dos A, é quando o bom do Yacine se solta da ala e vem para o meio. E para a outra ala. E para dentro da área. A la Messi. Aqui há atrasado, desconfiei do que andava o Folha a fazer ao Varela. Agora, já não tenho dúvida nenhuma: uma das lacunas do nosso plantel está resolvida. Quando não puder, e só quando NÃO PUDER, haver Brahimi, temos Varela. Sem um pingo de receio, sem uma hesitação. Com a equipa tão confiante, tão segura de si, tão oleada, o miúdo faz o lugar de cadeirinha. Haja tomates.

...

Algumas reações ao jogo de ontem, deixaram-me triste. Porque detesto ver nos meus a hipocrisia que condeno nos outros. Um lampião foi (bem!) expulso e saiu do campo fazendo um 4 para a bancada: Assobiem à vontade, eu sou tetra. Pode ser treta, dá igual. O que pensaríamos nós se um dos nossos o fizesse no Seixal, cinco dedos esticados para a bancada? Nesse caso, porque fazemos de conta que o miúdo não merece o ar que respira?

Que foi? Irrita-me que venham com argumentos parvos, do tipo: ah, é assim que querem a pacificação blablablabla. Foda-se, que tem isso a ver? Nada! E vocês sabem, porque eu sei que vocês sabem. Sejamos melhores do que os outros, sim? Para os podermos criticar descansados.

...




15 comentários:

  1. Num recebi qualquer mensaige. Bou chorare.

    De resto concordo. Como quase sempre. Mas gostava de um dia ver o Folha na A. Posso?

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase que valia a pena trocar de treinador da A so para este miúdo caber.
      Recebeste às 16.29 de ontem.
      Podes querer o Folha, pois claro. Na altura, conversaremos sobre isso. Mas lá que é melhor treinador do que foi jogador, disso tenho cada vez menos dúvidas. E olha que não é por concordar com o sistema que o homem usa.
      Até já. Abraçāo.

      Eliminar
  2. eu é que não recebi nenhuma mensagem. estou triste como o Sol da meia noite…

    ResponderEliminar
  3. Excelente Post Silva.
    Concordo com o Dalot. Não necessita de saltar etapas. Porém, tenho uma curiosidade enorme em ver como seria a dupla Dalot/Ricardo. Mas...muito mais importante era renovar e subir a cláusula. Senão...é de borla para muitos europeus.
    Concordo com o Costa. 100%. E não é de agora.
    Concordo com os Diogos apesar de não achar o Queirós tão bom. O Leite promete mais na minha opinião.
    O Fede. O Fede no lugar do Brahimi de cadeirinha? Hummm...acredito que sim. De uma forma diferente mas sim...acredito que seria uma alternativa bastante válida. Porém, acho que o SC irá socorrer-se do Galeno em vez do Fede para fazer o lugar do Brahimi. Infelizmente. Não porque o Galeno seja mau. Não. Antes pelo contrário. Mas porque o Fede...ui ui mesmo. Mas no meio solto como um passarinho acho que está como quer. E já sabemos o que o SC quer no meio.
    Por fim, tens razão no que dizes do puto com os 4 dedos. Enfio a carapuça na boa porque fui um dos que critiquei. Tweetei sobre isso e depois vi um tweet de alguém a lembrar o Danilo no galinheiro no célebre roubo do Eusébio. Na altura aplaudi. Logo não posso fazer o contrário porque é contra nós. Tens toda a razão em dizer que temos de ser diferentes.
    Estive para apagar o tweet mas deixei ficar. Safoda. Contudo não mudo o que disse em relação a castigo. A ele e ao Hélder.

    E então...até já no Dragão.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Bala, tive muito gosto em conhecer-te. Agora que somos íntimos, podes pagar as cervejas :)) Cincazero, já a seguir.

      Eliminar
  4. O prazer foi meu. Categoria conhecer grandes Portistas e malta porreira.
    Vocês anteciparam-se nas cervejas. O Cavani é mortal na finalização:) Na próxima entro de carrinho. :))

    Não foram cincazero mas foi uma segunda parte violenta. Assaltámos o castelo. Mais 3 pontos. Siga!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Faço deste poste as minhas palavras! Aliás as palavras são minhas, o poste é que não!

    ResponderEliminar
  6. Também fui de opinião no inicio de época que Diogo Costa e Dalot deveriam fazer parte do plantel principal se houvesse quem pegasse em Maxi e Casillas.
    Agora, Nasri e Arda Turan deveriam ser o objectivo prioritário, se conseguirmos despachar alguma tralha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas ambos ficaram, pelo que os miúdos estão muito bem onde estão. O Nasri é um fetiche seu, já o Arda...ai Arda, Arda, i wish.

      Eliminar
    2. Ficaram mas podem ir agora uf... e mais uns "piquenos" do meio campo que jogam devagar devagarinho e ainda não sabem muito bem que espaços ocupar.:)))
      Nasri é bom, não é fetiche nenhum, mas não podendo vir que venha lá o seu Sisto, desde que venha o Arda, claro.

      Eliminar
    3. Sem duvida, jogamos o suficiente para não precisarmos de ter 11 em campo. Você não será árbitro? :))
      Não há 10 millones para Ard(er). Vai-se a ver, nem para o mini Sisto da Feira.

      Eliminar
    4. Ahahah não sou árbitro mas gostava de ser. :)) Cincoazero em todos os jogos.
      Gostava ainda mais de ser VAR. Ganhar muito guito, aviar umas bjekas, fumar um ...(o que a APAF disponibilizar, eles sabem tratar-se), serviços personalizados tarifa III e muito bem instalado.
      Haverá melhor que isso?

      Não há 10 miliones para o Arda? Troca-se por uma perna do Oliver e oferecemos o Adrian Lopez de contrapeso.
      Dominam o idioma e nem precisam de adaptação.

      Eliminar
    5. Pá, se oferecerem dístico para estacionamento, também vou!

      Eliminar
  7. Folha??
    Então não era o Capucho!!!!!
    Lá para Março vai ser o Miguel Cardoso? :))))

    ResponderEliminar