sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Os bons, o mau e o cretino

O público do Dragão elegeu-o MVP contra os vermelhos de Braga por antecipação cósmica. Muito mais sabidos nisto do fintabol do que eu, perceberam que na partida seguinte este moço ia jogar o que jogou e pronto, procederam a ignorar o senhor Hattrick de Assistências e Telles.

O menino, que ainda é, fez (quase) tudo bem e da forma que o jogo, o nosso e o do adversário, exigia. Foi intenso na luta (!), sublime a tirar a equipa da pressão - muitas vezes ao primeiro toque, comme il faut xôr Oliver - pressionou alto, recuperou bolas, assistiu para golo e acertou no poste. De mais longe que o Yacine num penalty, incha.

Assim, é indiscutível. Tanto como seria Danilo, se estivesse em condições. Caramba, é de salivar. Sendo eu o tipo mais insuspeito para estar a escrever isto, como bem sabe quem por aqui se vai abancando. Até o rabo pareceu mais leve, de tal maneira que se atrasou menos e não precisou de fazer nenhuma daquelas típicas faltas estupidas e brutas que lhe costumam valer um amarelito. 

MVP. Mas tem tino rapaz, olha que eu não gramo lá muito destes momentos em que tenho que, humildemente, meter a viola no saco. Estarei atento, qual Sonso a escrutinar o trabalho dos árbitros.


Eu não sei se o mister já sabia como ia jogar o Amora ou se inventou aquilo à pressa para a flash. O que sim, sei, é que não mudou um pingo da equipa. Como quem diz: zbordem por zbordem, estes da margem Sul não serão muito diferentes dos da margem Norte. Do Douro, está claro.

A equipa tem facilidade em variar de estilo e quando não pode sair apoiado - leia-se quando a construção não passava pelo Sérgio - monta-se às costas do Marega ou aponta à cabeça do Soares. E a coisa resulta.

O treinador põe as pernas da malta no lugar da boca e cumpre o que diz: é para ganhar tudo! Eu gosto. E tinha saudades.

...



Houve uma diferença substancial entre a primeira parte, tão parecida com os últimos jogos contra este Amora, e a segunda. Sendo certo que o único golo que contou nestas quatro horas - também ficaram silenciosamente à espera que o VAR anulasse? Mesmo sendo um jogo da FPF? - foi marcado no segundo período, a verdade é que foi no primeiro que demos, mesmo!, o habitual banho de bola. Perdemos, de novo, golos e o adversário...bem, o adversário fez o que podem fazer os Amoras da vida.

Ainda que tenham espevitado - os outros - no reinício, foi só na parte final que fiquei - ficámos? Digam-me vocês. - com a desconfortável sensação de que ganhámos o jogo que mais riscos corremos de empatar. Na minha opinião, a responsabilidade disto é do treinador e não de qualquer má entrada da malta que veio do banco.

Contra os lampiões do Minho, tinha-se lembrado de treinar em jogo o Paulinho, numa posição em que, claramente, o rapaz nunca se tinha visto. Ontem, decidiu acabar o jogo com nove, a ver se havia emoção. Só pode ter sido por isso. Vamos lá ver:

- Golo, caralho! Atékenfim! Bora já meter três tipos ali no meio. E ainda vamos ao segundo. Aaaaaah foda-se, foi quase. E os gajos neribi, nem cheiram. Assim não tem graça. Espera, vamos tirar o pequenito que está a jogar melhor do que se esperava.

- Entra quem, mister?

- Pá, sei lá, mete outro do mesmo tamanho, para não dar cabo da média de altura.

- Ok, vou chamar o Óli.

- Não! Aguenta, aguenta. Mete antes o do cabelo amarelo. Não somos menos que o Amora! Vamos empatar esta merda no que respeita a gajos com o cabelo côr de peido! Para além de que é um tipo que mal conheço, porque praticamente não treina há um colhão de tempo. Temos que perceber o que é que o moço vale e onde é que pode jogar e dar-lhe ritmo.

- Oh mister, o Ruca já não pode. Não era pelo respeitinho que mete, nem tinha valido a pena tirá-lo de casa hoje...

- Tens razão. Vamos substituir o gajo.

- Passamos o cabeça de ovo para a esquerda, onde já o vimos fazer jogos jeitosos, e metemos o espanhol? Ficamos com a bola e não deixamos os tipos jogar, certo?

- Não pá, isso é estupido! Tiras um careca e metes um gajo que até franja tem? E a média de cabelo, não conta para nada, é?

- Mas o Maxi não está a aquecer, mister...

- Pois, isso é verdade, foda-se. Olha, tira o gajo e não metas ninguém, pronto.

- Tábem mister, seja feita a sua vontade. Hernâni, anda cá que vaijentrar...

Assim não, mister, assim não!

...




Tenho-me rido qualquer coisa a ouvir os espertos em bola a falar do mais maior bom mestre da tática. Após os anos de manto protetor em que andaram a incensá-lo, descobriram agora que o tipo alucina. O gajo que achou que tinha sido eleito o melhor do Mundo quando treinava o Belenenses. Brilhante, senhores.

Adivinhem lá de quem é que não foi a culpa de os lagartos terem perdido. 

- Do vento!
- Do Sacchi!
- Do Dost!
- Do Hernâni!

Nada disso. Estava uma brisasinha, o Sacchi podia ser mais Italiano e o Dost, manifestamente, não ajudou a equipa. O Hernâni...ok, o Hernâni não teve MESMO a culpa. Nem o Juses, evidentemente. 

O homem faz o que pode com o fraco plantel que tem. Aproveita-se o Marafona na baliza, a queimar tempo e a sacar golos, o Briguel na lateral, a desancar tudo o que mexe enquanto faz cara de santinho e, vá lá, o Heldon lá mais à frente, a correr e a fintar. Coitado do homem, tem o plantel mais fraco e mais curto, a UEFA não o deixa comprar jogadores em condições e, por isso, tem que competir com o mais baixo investimento das últimas décadas.

O pior, caros todos, é que basta as coisas correrem um pedacinho pior para as nossas cores, lá virão os iluminados do Dragão garantir que o melhor era ir buscar este cretino. Este sim, o tipo que garante títulos! Por exemplo, 3 em 6 campeonatos, com as condicionantes que todos conhecemos e NÃO PODEMOS ignorar. Ou, até ver, uma Taça da Liga em mais 3 anos. Façam contas ao investimento lagarto neste triénio e perguntem aos Viscondes se assim chega.

...

Agora sim, Bertocchini, vou ler o que diz a malta por aí. Já mais aliviadinho.

...




10 comentários:

  1. Pois, pois é. Tu brincas, mas é verdade. Não gosto nada de jogar com nove. E de deixar quem ele pediu em casa. E de insistir em pôr sempre o mesmo a aquecer. Não sou grande fã de torturas. Acho estúpido. Enfim.

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pá, não teve pés nem cabeça. Só pode ter sido brincadeira...
      Abração.

      Eliminar
  2. Entre muitas surpresas pela concordância quase perfeita, a maior é mesmo ver V. Exa. a reconhecer que Brahimi não jogou um caracol. Estou pasmo...

    Obviamente que o Oliveira jogou um pouco menos que no anterior (considerando a importância relativa), mas, pronto, também não se peça céu e terra de uma só vez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu! Mas agora um pouco menos, pq de facto o Oliveira jogou bastante mais desta vez. Ufa, salvos pelo puxo no alto da cabeça :)

      Eliminar
  3. Ponto prévio: é óbvio que o sporting tem a baliza embruxada.

    Agora tentemo-nos colocar no lugar do SC.

    Jogo com o Chaves no domingo, seguido de um importantissimo jogo contra o Liverpool. Fundamental apurar os níveis físicos dos jogadores... Filipe, Reyes e Casillas meros espectadores...ainda 15 minutos para acabar um jogo em que seria impossível voltar a marcar...que fazer!?... começar já o treino que o tempo é escasso.
    Foi só isso...brilhante, mais uma vez SC!
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...pode ser...até porque, pelos vistos, o treino continuou. Bem vistas as coisas, faz sentido. O Oliver também treinou o aquecimento, por exemplo. Está cá com uma pedalada a aquecer o rapaz, ui... :)
      Abraço.

      Eliminar
  4. O rapaz que aqueça bem. Lá para Julho é titular sem favor, onde quer que seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a esta altura não for o melhor do Mundo a aquecer, é um fiasco! É despachá-lo já! Tem evoluído bastante nesse campo com o SC.

      Eliminar
  5. Tenho estado sempre por lá e nunca vi fumo na zona de aquecimento. Quando fizer fumo, está bom. Até lá, que aqueça, porque está um frio que rápaocuàgente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes parece-me sair algum fumo purajorelhas do rapaz, parece sim... :)

      Eliminar