sábado, 2 de abril de 2016

Não! (Atualizado - Sábado B: Gente com problemas)



Muito tempo depois, postou-se frente à máquina. Deslizou os dedos pelo teclado, como um pianista a fazer escalas. Fixou o ecrã branco. E perdeu-se no volume de coisas que ficaram por escrever. Tantas e muitas. Gritos, afagos, lágrima porventura, gargalhadas certamente. Só em ironias, podiam contar-se centenas, uns quantos insultos e a resma habitual de alegorias e metáforas que, as mais das vezes, só lhe servem a ele. A mais ninguém.

E assim lhe descaíram os ombros, subjugado ao peso de tudo o que ficou calado. Muito deixara de fazer sentido, outro tanto tornara-se pouco atual e, pasme-se, algo tinha já sido dito em outras paragens. Mas borbulhava-lhe ainda no cérebro tudo. As formas que podia este tudo tomar eram tão diversas e tão vastas, que dificilmente passaria do silêncio. 

Silêncio a que, diga-se, já entretanto se havia afeiçoado. Poupadas as polpas dos dedos e as teclas para coisas de maior relevância, ou nada - pouco importa no caso - e gastos os poucos olhos que restam longe de letras próprias. Com basto ganho intelectual, seguramente. Por confusão, turbilhão e preguiça, portanto, mantinha-se a prolifera matraca fechada. Alvíssaras.

Só que...não.


...

Isto é um blogue sobre tudo e mais alguma coisa, incluindo bola e uma série de assuntos que ainda desconheço. Mas que, tarde ou cedo, acabarão por aparecer. Na vertente redonda, é certamente um blogue afeto ao melhor clube de Portugal: o FCP. Me caia um raio na parte careca se algo disto não for a verdade no seu estado mais puro.

( - Senhor, mando-lhe com a faísca?

- Não, Pedro. Se fiz as regras, agora cumpro-as. Mas é uma pena...)

A bem da sanidade e elevação cultural das massas, poucos são os que perdem o seu tempo a ler disparates na Tasca. Até porque a maior parte da clientela cá chegou por via do futebol. E é disso que quer ocupar o seu tempo, entre branco gelado, verde borbulhante, tinto de estalo, o ocasional morangueiro para acompanhar o courato, finos e minis e cola. Para o Vassalo.

Está claro que há tantos e tão variados e tão melhores, mais informados, assertivos, claros e, sobretudo, bastante mais trabalhadores, blogues afetos ao FCP, que pode o tasqueiro estar refastelado na palheta com a freguesia, à toa, que não falta informação a circular na bluegosfera. Bem hajam.

E no fundo, sejamos justos, isto é um sítio assim meio apalhaçado. Para além de bestialmente imparcial - not! Os assuntos abordam-se com rigor jornalístico, após aturada investigação - not! Outros espaços tão afetos ao nosso clube como este é que o fazem. A bem de todos, evidentemente.

Só que...não.


...

Resolvem-se os trechos acima de uma forma simples: 

- Oh Xilva, deixecheládemérdaj e dejembuche homem. - E trinca meio papo seco de uma vez. Fica-lhe metade do courato dependurado das beiças. Rasga-o com mãos e dentes e devolve-o à carcaça, besuntada de mostarda.

- Tá bem! Se eu fosse o Gomes da Silva, o Guerra... Oh, se eu fosse o Otávio Ribeiro, nunca visitaria um blogue lampiónico. Estaria a perder tempo e, muito provavelmente, um monte de posts imparciais, assertivos e bem informados, a deixar os tripas na lama.

- Enganou-se, Silva. - Repara o Senhor Monteiro da Silva, sempre atento. - Isso era o que encontraria nas tais páginas vermelhas.

- Nem pensar! É mesmo em espaços afetos ao FCP que está a carne do lombo, já limpa de peles e gorduras, pronta a assar. Uma delicia.

- Em defesa do clube! Buuu, buu, tasqueiro seguidista, vergonha! - Grita-me o caro assobiativo.

- Pois, em defesa do clube. É capaz. Só que...não.


...

- Oh Xilva, vochê xabe que eu cá xou lagarto. E olhe que xá vi muito dicho, olá xe vi. Maj não vai agora coartar a liberdade de exprechão e de opinião, xerto? - Arruma o que falta da cerveja, a ensopar o fim da sande. O resto do balcão olha-o com espanto.

- Eu não! Mas se é assim, então porque é que esta minha opinião haveria de ser coartada? Para mim, defender o FCP é uma coisa tão diferente, mas tão diferente, do que tenho visto. Quero dizer, lido. Por aí. Ao calhas.

Ele é blogues que queriam ser e-newsletters, e-mails cheios de medo de acabarem em simples blogues, honestidade seletiva a dar com um pau, culpas aos molhos, disparates para todos os gostos, agendas encapotadas para tótós. Um fartote.

- Cada um ama de uma forma toda própria, Silva. - Arenga o Monteiro da Silva, enquanto completa uma lista qualquer.

- Pois, é amor. Mas será ao clube? Deve ser. Só que...não.


...

- És um palerma. Só me apetece assobiar-te, caraças. Não vês que a maré se está a levantar? É a hora da mudança! Fora com o velho corrupto e mudo, vassoura naquilo tudo. Buuu, buu.

- Mas qual maré? Onde está a onda? Aliás, onde está o gajo que a vai surfar? Na Baía tranquila dos media nossos amigos?

- Não pá. Está nos blogues, nas caixas de comentários, nas redes sociais, na indignação generalizada contra o poder caquético instituído. Vai tudo desenhar cabeças de burro nos boletins de voto, vais ver. Buuu, buu.

- E líder?

- Ora, não sejamos ingénuos. As pessoas têm medo e têm as suas vidas. Vinha logo o Madureira e os jagunços e batiam nos indivíduos. Uma vergonha. Buuu, buu.

- Oh, lérias. Tenho visto mais porrada na honra do Presidente do que jagunçadas aos críticos.

- Honra? Qual honra? - Indigna-se. - É gente sem honra, Silva. E se se sentem ofendidos, processem! É fácil. Buuu, buu.

- Processam quem?

- O Anónimo, está claro.

- É. Está. Só que...não. 


...

Scream it out: You against you! (viewer discretion advised)


...

Vitória tranquila dos B, como que a mostrar caminho aos A. Oxalá.

Mas há gente com problemas nesta equipa do nosso contentamento. Ora vejam:

Tomás: O grande problema do Tomás, que é um magnífico jogador, é ter-lhe nascido um Omar. É uma espécie de tumor, de origem Mexicana, que lhe rouba a luz. De resto, é ver o golo e o trabalho que fez hoje no meio-campo, para se perceber que temos jogador. Só que temos dois...

Verdasca: Depois de ser ultrapassado pelo Chidozie, arranjou uma gripe Americana, com uns respeitáveis metro e oitenta cinco. Acho que o Diogo vai dar um belo central. É seguro, forte, inteligente e, ainda por cima, é muito jeitoso com a bola. Mas decorem o seguinte nome: Erik Palmer-Brown.

Graça: Há sempre um grande jogo a passar na cabeça do João. E ele faz sempre uma grande exibição. Cada vez se nota uma maior aproximação entre esse filme e o jogo real. O que é brilhante. A chatice é ter um Chicão congénito. Nada a fazer, se houver um lugar apenas no elevador, é para o Chico.

Nota para a estreia entre seniores de Idrisa Sambu, júnior de primeiro ano, no lugar de Ismael. O corte de cabelo é parecido e, para já, é tudo. Mas quase abençoava a estreia com um golo. É bom que vá conhecendo os cantos à casa que, creio, será a sua no próximo ano.

Por fim, mesmo sem golo, houve um Silva que voltou. Bem-vindo de volta André! Que craque. Espero que faça um belo final de época e que deixe o lugar bem quentinho, para o Leonardo ocupar em 2016/17.

36 comentários:

  1. Sem duvida, um nó dificil de desatar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que não, Artur. Ao "inimigo" não se mostram os dentes partidos e os punhos deslocados. Disso trata-se em casa. E se há quem se leve tão a sério - e sabemos que há! - então devia ter isso em conta. Penso eu de que...
      Volte sempre.

      Eliminar
    2. Sim, mas neste tema, se por um lado estamos a mostrar os dentes partidos ao inimigo, por outro, que nos partiu os dentes esta dentro de nossa casa. Podemos fechar a boca, esconder os dentes, mas quando chegarmos a casa, levamos novamente. Por muito que proteste e lhe digam que nao é para repetir, que vao mudar. Acha isto bem? Nao sera melhor passar pela vergonha de ter de ser o vizinho a arrumar o marido que ofende, lamber as feridas e voltar mais tarde, de queixo erguido, com os dentes ja arranjados?

      Eliminar
    3. Sim, acho que sim. Se for verdade que há violência. Se o vizinho não estiver apenas a aproveitar um amuo para tomar o lugar com que sonha, na cama da cachopa. Para depois lhe rebentar as fuças sempre que lhe apetecer. E disto tudo, meu amigo, já não tenho tanta certeza...

      Eliminar
    4. Para mim, a solucao ideal era ativarem o ano de renovacao automatica e prepararem a saida. Para que entrasse sangue novo, mais serio para com os interesses do clube. Temos nesta fase dois fatores serios de entropia no clube. Os internos, distribuicao de riqueza do clube pelas familias e amigos de quem manda. Familiares todos a aproveitar a teta. No canal, nas comissoes, nas claques, etc. E os externos, o colinho 1, 2, 3. A historia dos arbitros internacionais, vouchers, etc. Quem manda no clube nada faz para combater estes temas externos tambem. Tudo isto é uma merda, é o que é. So sangue novo, totalmente diferente nos pode ajudar. Tremo ao pensar que esta tudo em marcha para la se manterem anteros e filhos da SAD. Um Rui Moreira, com todos os defeitos que possa ter era melhor que isto. Mas vai continuar na camara apesar do salario na sad ser bem melhor.

      Eliminar
    5. Já eu acho que se PdC se chateasse e fosse num cruzeiro com outros velhinhos, ficávamos entregues aos bichos. O que será eventualmente uma fatalidade, porque não se faz uma sucessão após 35 anos de poder absoluto sem dores.
      Agora, parece-me um exagero isso do "é tudo uma merda". Acho muito despropositado que se possa concluir isso acerca de um período da nossa história que nos levou do bairro a "donos" do Mundo.
      Rui Moreira? Tem a certeza? Mas sempre lhe digo que, seja Moreira, seja Vitor, seja Oliveira (e agora tremo eu!), não será aqui que os senhores de todo o Portugal - viu o nosso Ministro das Finanças na tribuna? - encontrarão a lenha para os queimar! Isso não.

      Eliminar
    6. Os tomates que Moreira mostrou na rtp ao defender o Porto e o nivel com que fez, é algo pouco visto e digno de registo.

      Eliminar
    7. Sem dúvida. Sobretudo se comparado com os Baías, Tavares e quejandos. Mas lá está, a nece$$idade é tramada. Já o seu "desaparecimento" do Dragão a coincidir com a chegada ao poleiro...huumm.
      No entanto, repare Artur em quem está ao lado de Moreira no "caso TAP". Veja bem quem é que levanta a voz ao lado do mayor. Pois é, caquético e ultrapassado? É capaz. Só que...não.

      Eliminar
  2. Seja bem-regressado, mesmo que para dar asas às suas habituais baboseiras. Quem lhe deu licença para não teclar?

    Você desaparece e eu perco a voz da consciência, começo a escrever sobre factos graves e até me esqueço de cascar nos lampiões, nos Simões e outros burlões (menos nos que nos sugam a nós, claro).

    A clientela agradece que não volte a fazer uma destas. E que lhe caia um raio na parte careca se não estou a falar verdade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai de si se cair! Se bem que levar na cabeça com classe, e é o caso, custa quase nada. Obrigado por isso. De Portista para Portista. ;)

      Eliminar
  3. " É mesmo em espaços afetos ao FCP que está a carne do lombo, já limpa de peles e gorduras, pronta a assar. Uma delicia."

    :) e já espalham a agenda por todos os blogues não escondendo a identidade do divino salvador de sua graça ...Moreira
    Ganda Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava era de perceber a intenção. Não apareceu ninguém, pelo que é certo quem nos "governará" nos próximos anos. Queremos uma direção fragilidade e sob fogo cerrado e cruzado, amigo, inimigo e aparentado? É isso que nos guiará às vitórias? Ora, venham os igréjios avós...

      Eliminar
  4. Politica de terra queimada caro Silva, instigada pelo amigo, inimigo e aparentado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso seria uma coisa triste. Perdíamos todos para uns quantos terem razão. Ou tacho. Credo.

      Eliminar
  5. Cabe a quem lá está fazer marcha atrás e, se for capaz, regressar à região que era (é?) património do nosso Porto!
    Ou pelo menos, voltar para o lado de dentro dessa fronteira!
    Porque foram longe demais! Não há como esconder...
    Ultrapassaram e muito, a fronteira do silêncio e da indiferença... Permitiram o #colinho e o enterro/desgaste dos nossos profissionais!
    Perderam-se na ganância... E sair daqui, de certeza que não será fácil!
    Em poucos anos, passamos a ser vistos como uns "fracos", porque qualquer badameco falta-nos ao respeito, seja árbitro, jogador ou treinador, e não levava troco! E isto é inaceitável!
    Já se nota algum trabalho no combate ao silêncio e indiferença...
    Como nos resta acreditar...

    Abraço


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu caro amigo vai-me desculpar, mas não foi PdC que assobiou a equipa no jogo de apresentação, por não gostar de espanhóis. Nem a direção que escreveu posts a defender que a culpa do #colinho era de quem não ganhava APESAR dele. Portanto, para o peditório da gritaria não dou. E menos ainda para o do fazconta que isto não é nada connosco, a culpa é SÓ dos outros. Daqueles. Os.
      Abraço.

      Eliminar
  6. Silva, nem eu quero que dê.
    Gosto do ambiente da tasca, tal como é!
    Eu praticamente (ou mesmo totalmente) deixei de comentar nos vários espaços que frequento... excepto na tasca! Por isso...

    Não foi Pinto da Costa que assobiou, mas foi Pinto da Costa que nada fez para que os adeptos não assobiassem!
    Se ele tivesse defendido a sua "dama", estou convencido que não teríamos chegado onde chegamos... é a minha opinião!
    Apesar disso, estou ao lado de PdC, porque estarei sempre!
    Porque como diz e bem, foi ele que nos tirou do bairro e elevou-nos a "donos" do mundo!
    Mas isso não me obriga a fechar os olhos ao que de mau se passa no nosso clube. Não é de agora, ando à muito revoltado e desiludido, com esta postura!
    A queda de Lopetegui representou um rombo enorme na minha capacidade de acreditar, não pela sua qualidade, modelo, ideia, postura, etc etc mas sim, por aquilo que a sua queda representou!
    Deixou claro à "hate machine", que é a propaganda centralista neste país, que eles são mais fortes, que eles conseguem manipular a seu belo prazer o rumo das coisas...
    Eles conseguiram!
    Nós fomos fracos!
    Demasiado fracos perante tamanhas evidências, e eu não consigo entender porquê! Sonho com motivos, mas têm sido isso mesmo... sonhos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem a Tasca já faz sentido sem a "malta da Tasca". E você é um.
      De resto, não somos fracos, fraquejámos. Veremos o que vamos ser a seguir. E quantos quereremos ser fortes. Eu quero e sei que o Carrela também. Por isso, chin up!
      Sobre JL, você sabe o que eu acho do homem.
      Abraço.

      Eliminar
  7. Já agora e em relação ao tópico, aqui fica a minha sugestão musical :)

    Tori Amos – Caught A Lite Sneeze

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pfff, quase nem tem guitarras. Maricas! :) \m/

      Eliminar
    2. heheheheh
      A culpa é do Lopetegui, o sacana levou as guitarras!

      Abraço

      PS: A nossa equipa joga à imagem de quem lidera :(

      Eliminar
    3. Também acho o Zé bom rapaz! Tarefa ingrata a dele...
      Refiro-me à outra liderança, à que deixou que batessem na equipa a torto e a direito até ela cair por terra.
      Li hoje que o fontelas é candidato... Algo que devia enojar quem nos lidera o suficiente para tkmar uma posição de força! Mas a preocupação deles é outra...
      Isto doí...

      Eliminar
    4. «...
      Building... tumbling... down.
      Didn't know our love was so small.
      Couldn't stand it at all.
      Mister Saint John just bring your son.
      ...
      »

      A música, mesmo sem guitarras, espelha bem o estado a que chegamos...

      Eliminar
    5. Eu percebi bem a que liderança se referia. E sobre o Zé, o que tenho a dizer é que...é bom rapaz...
      O Fontelas a mim enoja-me. No entanto, é bom não esquecer o que ADEPTOS do FCP disseram do Presidente quando este desancou a FPF. Depois, não sei se entre um Pereira e um Fontelas, a coisa não será menos má. Não sei mesmo. É uma dúvida que tenho.
      Já agora, oh Carrela, o que é uma posição de força? Gostava mesmo de saber.
      Abraço.

      Eliminar
    6. Posição de força é dizer NÃO!
      Expor esta gente!
      Basta ao Clube fazer o trabalho de casa, juntar as N situações em que este e outros como ele deram mostras do ódio que têm pelo nosso clube, ou no mínimo da sua falta de isenção!
      Sem mastigar a informação!
      Sem cair no ridículo de outros...
      Simplesmente associar pessoas a factos, nos quais nós temos tratamento desigual e injusto!

      O mesmo se aplica aos assobiadores que tanto ajudaram a enterra a equipa... tem dúvidas que se tivéssemos tido uma liderança diferente, mais interventiva, mais denunciadora, tínhamos chegado a este ponto? Volto a dizer, não era preciso mastigar informação, apenas denunciar as manhas da propaganda centralista.
      Em vez de 1000 adeptos a assobiar, se calhar estavam só 100!

      Com este nível de propaganda centralista, é impossível sobreviver durante muito tempo, sem uma liderança forte, activa e denunciadora!

      Abraço

      Eliminar
    7. Huumm, berreiro? :) Mas olhe, eu entendo-o, concorde ou não. Só que acho que não é um problema de liderança, é uma questão de seleção e recrutamento. Tenho curiosidade em perceber quem ocupa qual cargo no próximo mandato. Dos executivos, está claro.
      De resto, dizer NÃO! é não apoiar a lista - e não apoiaremos; é não aparecer às festas de Lisboa - e não aparecemos; é estar "fora" da panelinha - e estamos. Com custos? Sim, claro!

      Eliminar
    8. Berreiro? Não!
      Só seria se começassem agora, depois de estatelados no chão, a vomitar todo o lixo que deixaram acumular.
      Se a seu tempo, tivessem denunciado os artistas do circo...
      É como vir criticar as arbitragens. De que serve criticar depois de todo o mal estar feito? Só ridiculariza a posição. Até deixaram que Lopetegui, CHEIO de razão, fosse ridicularizado porque o fazia! Imperdoável!
      Há 2 anos, começamos a cair na tabela e a enterrar Fonseca, quando nos foi assinalado um penalti vergonhoso, 2m fora da área, com o Fanático dos Popós do fiscal de linha perfeitamente alinhado com o lance... Se tivessem denunciado logo...

      O estado do recrutamento é fruto da ganancia instalada... de quem deixou de ter o FCP como 1º prioridade!
      Não faltavam Portistas comidos pela propaganda que achavam que a equipa depois de perder Jackson, Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Óliver tinha investido como nunca no plantel... Deve ser por isso que eles se calaram a ouvir a propaganda...

      Abraço

      Eliminar
    9. Ah, isso não. Palha come quem quer. Recuso-me a achar que somos todos burros. Independentemente do que diga ou não diga quem manda, eu sei o que vejo. Não me tomam por lorpa só porque vem no jornal. Esse paternalismo é galvanizador, isso entendo. Mas não é esclarecedor.
      Prepare-se para lutar homem. Não vai ficar mais fácil. Mas nós podemos!

      Eliminar
    10. Engana-se Silva... infelizmente a maioria deixa-se levar pela propaganda... come palha e nem se apercebe!
      É muito triste, mas é a realidade...

      É só assistir aos discursos/argumentos dos que nos rodeiam... seguem o guião que lhes é dado!
      Os exemplos estão por todo o lado...

      «
      - Ai e tal o Castro é um jogador duro, normal que seja expulso.
      - Então diz lá um jogo que tenhas visto do Castro?
      - Não me lembro de nenhum!
      »

      Ouviu o freitas "ovelha" dizer isso e chegou para formar a sábia opinião!

      As coisas funcionam assim para uma maioria suficiente...

      Abraço

      Eliminar

  8. «It's the end of the world as we know it, and I feel fine» (not!, seguido de um lento balido... mééééé)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  9. Pois os adeptos querem Castros, Andrés Andrés e Ruben Neves e depois a culpa é da SAD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, antes de mais, já lhe tinha dito que isso é um ganda nick? :)
      Depois, o Castro nunca me convenceu. O André foi do melhor que tivemos este ano e o Ruben...o Ruben tem ainda mais saudades do Lopetegui que eu. Que diferença!
      Volte sempre, grande Kosta.

      Eliminar
  10. :):) é tal e qual o Aboubakar sem o solário do ReiNaldo

    ResponderEliminar